terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sobre a ocupação da USP

Tenho discutido com muitas pessoas sobre essa questão. Muitas delas acham que "maconheiro deve apanhar mesmo". Para você que pensa como essas pessoas, ficam os argumentos:

1. A maconha dificilmente consegue deixar alguém tão doido e fazer tão mal para alguém quanto o álcool. No entanto o alcool é liberado e a maconha não.

2. Nem tudo o que é proibido, deve permanecer proibido, pois nem toda proibição é correta. A homossexualdiade, por exemplo, ainda é punida com morte em muitos países. São coisas diferentes, óbvio. Mas, esse é um ótimo exemplo de que a proibição não é algo necessariamente certo.

3. Não é à toa que as universidades não podem ter policiamento. É pra garantir a autonomia dos estudantes, que são uma parcela da sociedade que, teoricamente, deveria estar repensando essa própria sociedade.

Agora, é claro que:

1. A USP é um espaço público, e, por isso, sua ocupação é prejudicial para a sociedade.

2. A polícia tem o direito constituicional de preender os estudantes que forem pegos fumando maconha e tirar os manifestante a força de lá.

Mas essas são questões pragmáticas. A discussão tem que ir para além disso, para o ideologico. Por fim, você pode continuar achando que a maconha deve ser proibida e que os estudantes tem que ser reprimidos. Mas você tem que ter a consciência crítica da finalidade de manifestações como essas. Ainda que não concorde com elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário