segunda-feira, 21 de abril de 2014

GAME OF THONES: VIOLÊNCIA, SADISMO E VALORES

Me forcei a ver a primeira temporada inteira de Game of Thrones. Tinha começado a ver, no ano passado, e parado no episódio 4. Mas tanta gente com quem eu convivo e que gosta das mesmas coisas que eu adora tanto a série, que eu me obriguei a ver, pelo menos uma temporada inteira.

Eu tinha parado de ver porque a violência do seriado havia me chocado. Assassinatos e estupros, com todos os requintes de sangue, tripas e crueldade, mostrados sem nenhuma atenuação. Essas coisas ainda me assustam. Como as pessoas podem gostar de ver coisas assim? Eu me forcei a não virar o rosto em nenhuma dessas cenas, e nenhuma delas foi nem um pouco prazerosa, muito antes pelo contrário. Mas ao longo dos episódios, foi ficando menos chocante e mais banal pra mim (o que considero pior ainda).

De qualquer forma, acho muito triste e preocupante que assistir a esse tipo de imagem agrade as pessoas. E continuo não gostando disso na série. Não só do fato de ela mostrar essas imagens, mas de ela ser uma série que gira em torno de tanta crueldade.

Mas, por outro lado, eu consegui entender o que a série tem de bom, pra atrair a admiração de tantas pessoas que gostam das mesmas coisas que eu. O roteiro é incrivelmente bem feito. Os personagens e as situações são muito bem construídas. Gera muita identificação, suspense, torcida pelos desfechos que você gostaria e surpresa em relação ao que realmente acontece.

E acabou que pronto: agora eu também gosto da série e vou continuar assistindo às demais temporadas. Acho uma pena que a condição pra que eu continue acompanhando a história seja continuar acompanhando também as barbaridades que ocorrem nela. E acho uma pena que uma série tão boa se baseie em coisas como essas. Mas acima de tudo acho uma pena que eu seja parte de, provavelmente, apenas uma minoria para a qual a violência atrapalha ao invés de contribuir para o roteiro, visto que não parece haver muita reclamação em torno dessa questão por parte do público.

Mas nem tudo está perdido: eu me identifiquei imensamente com os personagens que mais fogem dessa lógica de violência gratuita e banalizada: Khaleesi, Snow, Arya e Tyrion. E me parece que eles são, também para o público amplo, os favoritos. É um consolo ver que mesmo entre os que gostam de assistir a essas barbaridades, as pessoas se identificam justamente com as personagens mais críticas em relação a elas. O sadismo desse público me parece bem menos pior sob essa luz: ele próprio parece encarar esse alvo de prazer que possui, a violência, como algo que no fim das contas é errado.

No mais, prefiro acreditar que grande parte das pessoas que não se incomodam com essas cenas, também não gostam propriamente de vê-las, mas apenas não ligam pra elas. Talvez, diferente de mim que demorei para achá-las mais banais, muitos já as vejam dessa forma desde o início, o que é também triste, mas talvez pelo menos um pouquinho menos cruel.

Um comentário:

  1. Também me incomodam! Tem coisa que acho muito desnecessária. Em The Walking Dead se as coisas piorarem eu vou parar de ver e teve um episódio da temporada 4 de GoT que pensei seriamente em parar. Mas a história tem compensado mesmo!

    ResponderExcluir