quarta-feira, 12 de março de 2014

AS REGRAS DA TOLERANCRACIA

A tolerancracia seria uma forma de organização social baseada na busca por altos padrões de tolerância. Suas regras seriam:

1. Tolerância significa que qualquer um deve poder fazer o que quiser consigo mesmo e o que quiser com o outro, desde que o outro esteja em consentimento.

2. Intolerância, portanto, é fazer com o outro aquilo que o outro não está em consentimento para que seja feito.

3. Para se alcançar e se manter bons níveis de tolerância é necessário combater a intolerância. Mas a intolerância deve ser combatida sem gerar mais intolerância.

4. As formas de se combater a intolerância sem gerar mais intolerância são:
a) prevenindo novos atos de intolerância com o auxílio de processos educacionais.
b) protegendo os alvos de intolerância dos atos de intolerância em potencial.

Exemplo: A intolerância relacionada aos crimes de ódio (baseados em racismo, machismo, homofobia, transfobia, xenofobia, etc).

1. Tolerância significa que um negro pode se relacionar afetivamente com um branco se os dois quiserem, que uma mulher pode andar de mini saia se quiser, que dois homens podem se beijar se eles quiserem, que alguém pode fazer uma cirurgia de mudança de sexo se quiser, que um nordestino poder trabalhar em São Paulo se quiser, etc.

2. Intolerância não significa não gostar do negro, da mulher, do gay, do transexual, do nordestino. Intolerância significa fazer qualquer coisa para impedir que esses sujeitos citados façam quaisquer coisas como as citadas no item 1.

3. A forma de se combater tais intolerâncias sem gerar novas intolerâncias são:
a) explicando continuamente às pessoas que brancos e negros tem as mesmas capacidades e direitos, assim como homens e mulheres, homossexuais e heterossexuais, cissexuais e transexuais, paulistanos e nordestinos, etc.
b) protegendo negros, mulheres, homossexuais, transexuais, nordestinos, etc de sofrerem atos cuja intenção seja impedi-los de fazer quaisquer coisas como as citadas no item 1. Essa proteção significa empoderamento (dar a eles as condições para conseguirem realizar tais coisas) e segurança (oferecer a eles ferramentas que podem ser usadas em caso de ocorrência potencial de atos de intolerância, como abrigo, socorro, tutela, acompanhamento, etc).

A questão da justiça: A justiça na tolerancracia não seria baseada na busca por punição dos intolerantes, mas sim na busca por empoderamento e segurança dos intolerados em relação a eles. É um conceito de justiça positivo, no sentido de que não subtrai nada de ninguém (como a liberdade, no caso da democracia), mas sim adiciona algo a quem necessita (empoderamento, segurança, educação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário