sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Avenida Brasil foi uma excelente novela, mas com muitos problemas na condução do roteiro


Positivo: Dinamicidade, mistério e inovação do enredo
Um enredo que não trata de um triângulo amoroso e sim de uma vingança. A cada final, um gancho mais forte e mais impactante. A cada semana, reviravoltas inesperadas e uma profusão de acontecimentos. Deu adrenalina assistir Avenida Brasil.

Negativo: Transferência de vilão
Foi genial o que João Emanuel Carneiro fez para redimir Carminha: transformar Santiago num vilão muito maior que ela e atribuir a isso os desvios de caráter da loira. Entretanto, essa transferência não foi bem conduzida. Santiago entrou já na metade da trama e mudou da água para o vinho na última semana.  Teria sido bem mais coerente inseri-lo, mesmo que inicialmente apenas por referências ao personagem, desde o começo da novela. Do mesmo modo, teria sido muito mais verossímil ter dado pistas de sua maldade há muito tempo, para que sua transformação não parecesse uma estratégia desesperada para salvar Carminha no final.

Positivo: Uma das personagens mais bem construídas da nossa teledramaturgia
Carminha é uma vilã incrível. Uma vilã carismática, que sofre, chora, ri, ama, odeia, tem raiva, tem tédio, tem tesão, tem ambições, defeitos e pontos fracos como qualquer um de nós. Uma vilã que finge, mas finge tão bem, que acredita nas próprias mentiras e passa a se misturar com a personagem que ela mesma constrói para enganar os outros. Carminha fingia ser religiosa, mas quando estava sozinha em apuros, não parava de rezar. Carminha fingia ter pena e culpa pelo que fez com Rita ou será que tinha de verdade? Carminha fingia considerar a família de Tufão sua família ou será que considerava de verdade? Uma vilã que tenta matar o homem que ama, mas faz isso sofrendo terrivelmente. Os limites de Carminha são borrados. Ela não é nada caricata ou maniqueísta. Ela é humana, complexa, intangível. Não só ela, mas vários outros personagens dessa novela também são assim, como Nina, Nilo e Suelen. Carminha não foi bem construída só pelo autor, mas também pela atriz. Adriana Esteves mostrou-se uma das melhores no que faz.

Negativo: Velocidade de desenvolvimento do enredo
Apesar de ótimo, o roteiro de Avenida Brasil foi lento. Desde a segunda semana da novela, quando ocorreu o fim da primeira fase, o roteiro aponta para a conclusão da vingança de Nina: destituir Carminha de seu lugar como esposa de Tufão. Porém isso só foi acontecer faltando duas semanas para o fim da novela. Se tivesse ocorrido faltando, por exemplo, dois meses, poderíamos ter visto a loira comer o pão que o diabo amassou por mais tempo e ter se redimido aos poucos, e não de forma brusca como teve que ocorrer no final.

Positivo: Fotografia
Ouso dizer que Avenida Brasil tem a melhor fotografia da história da nossa teledramaturgia. A câmera inquieta, os ângulos inesperados, a estética cinematográfica. Como não prender a respiração em momentos como a saída de Nina da cova ou a morte de Max? Como não amar loucamente as cenas de Ritinha e Batata no lixão? Aliás, a direção de arte dessas cenas é simplesmente melhor do que muita coisa premiadíssima.

Negativo: Perda das fotos da traição de Carminha
Esse foi um dos maiores erros da nossa teledramaturgia. Carminha não poderia, em hipótese alguma, ter virado o jogo roubando de Nina as fotos que provam sua traição. Simplesmente porque é óbvio que essas fotos estariam salvas online, em diversos locais. O que deveria ter acontecido é que Carminha deveria ter conseguido algo contra Nina que a deixasse de mãos amarradas e a impedisse de usar as fotos. Por exemplo: Begônia, a irmã de Nina, já foi viciada em drogas. E se Carminha descobrisse que ela veio para o Brasil ilegalmente, fugindo de um mandado de prisão por tráfico de drogas na Argentina? Nina não arriscaria mostrar as fotos para Tufão sabendo que por isso Begônia poderia ser denunciada por Carminha.

Positivo: Direção
Acho graça quando reclamam da representação da classe C na novela, por gritar demais. Essa estética inovadora do bairro do Divino é justamente um dos pontos altos da trama. As cenas na casa de Tufão são algumas das mais bem dirigidas que já assisti. Uma bagunça organizada divertidíssima. E sim, muita gente da classe C se comporta assim mesmo (minha família incluída)! Engraçado que só reclamam disso os intelectuais da classe B... Todos falando ao mesmo tempo, improvisando: muito bem feito!

Negativo: Escolha de Débora Falabella para Nina
Débora é uma ótima atriz, mas não se encaixa no papel. Não tem o carisma necessário. O embate entre Mel Maia e Adriana era justo. Com Débora no lugar, o carisma da loira a ofusca completamente. Eu teria apostado em Ísis Valverde...

Positivo: Bagunça de lugares entre mocinha e vilã
Uma mocinha que odeia, que quer vingança, que mente, engana. Uma vilã adorável que se redime no final. João Emanuel Carneiro ousou em bagunçar esses lugares, e fez isso muito bem. E o final pra essas duas também é perfeito e inovador. A gente não perde por esperar e assistir amanhã!

Um comentário:

  1. Muitos problemas que a afastaram de ser perfeita. Mas é a melhor novela que já passou nos anos 2000 (não posso julgar as outras bem), me arrisco dizer!

    ResponderExcluir