quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

COMO SERIA UM SISTEMA SOCIALISTA-CAPITALISTA?

Seria um sistema misto em que cada cidadão em condições de trabalhar escolheria se submeter a um sistema de trabalho social ou privado.

Cada cidadão começaria a trabalhar depois de concluir seus estudos básicos (oferecidos pelo Estado) e enquanto não estivesse liberado por questões de saúde (o que poderia ocorrer em qualquer momento da vida, durante a permanência do problema).


Haveria uma associação indepente relacionada a cada setor produtivo, submetida ao ministério do trabalho. Uma associação do comércio, uma da indústria, uma dos serviços, etc.

Haveria sindicatos independentes relaciodos a cada profissão, submetidos às associações. Um sindicato dos administradores, um sindicato dos bombeiros, um sindicado dos jornalistas, etc.

Cada associação e sindicato teria uma sede nacional e filiais locais.

Cada cidadão em condições de trabalhar que optasse pelo sistema social trabalharia sob o comando de seu sindicato.

Os serviços e produtos ofertados aos cidadãos pelos sindicatos seriam cobrados, de acordo com preços justos aprovados pelas associações e pelo ministério do trabalho.

Todo o rendimento dos sindicatos seria repassado ao Estado.

Os serviços públicos oferecidos pelos sindicatos, como água, luz e limpeza urbana não gerariam renda ao Estado e também não seriam cobrados dos cidadãos.

Cada sindicato administraria as áreas do ensino público relacionadas à sua profissão.

Todos os trabalhadores desse sitema estariam submetidos a jornadas de trabalho iguais e teriam o direito de receber uma quantia-base igual do Estado. Essa quantia seria calculada de acordo com a produção geral dos sindicatos.

Todo cidadão não trabalhador (antes de terminar seus estudos e enquanto estivessse liberado por questões de saúde) teria o direito a essa mesma quantia-base. A quantia recebida por menores de idade seria administrada pelos pais (ou tutores).

A produtividade dos estudantes e trabalhadores seria medida por critérios objetivos definidos pelos sindicatos. Para os trabalhadores, a quantia-base seria acrescida ou descrecida até limites percentuais estabelecidos pelo Estado, de acordo com essa produtividade. Para os estudantes, só haveria a possibilidade de decréscimos. Para os liberados por questões de saúde, a quantia-base não seria alterada.

Cada cidadão maior de idade teria direito a utilizar propriedades estatais (residências, veículos, etc.).

Cada cidadão em condições de trabalho que optasse pelo sistema privado poderia criar suas próprias empresas ou trabalhar para empresas de outrém. Os valores dos salários, os preços dos serviços ou produtos ofertados e as jornadas de trabalho seriam definidos pelas empresas. Nenhum deles receberia nenhuma quantia adicional do Estado e teria que pagar aos sindicatos por água, luz, limpeza urbana, etc., de acordo com preços justos definidos pelo Estado.

Cada cidadão maior de idade que optasse por esse sistema teria direito a adquirir propriedades privadas, ou pagaria pelas propriedades estatais (residências, veículos, etc.). Eles poderiam optar também por pagar instituições de estudo privadas para os filhos, ou pagar pelo estudo deles no sistema estatal. Também poderiam optar por previdências privadas, ou pagar ao Estado durante a vida para ter acesso à quantia-base oferecida pela liberação estatal, quando necessitasse. Os valores cobrados pelas propriedades estatais, pelos estudos e pela participação no sistema de liberação estatal seriam valores justos definidos pelo Estado.

Cada cidadão poderia cambiar entre os dois sistemas quando quisesse, seguindo procedimentos estabelecidos pelo Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário