terça-feira, 11 de novembro de 2014

MESMO AMOR


Nos últimos meses, tenho ouvido cada vez mais que branco não entende o problema de preto, que homem não entendo o problema de mulher, que cis não entende o problema de trans. Aí por que eu sou homem cis e branco, eu não sei nada sobre o que as mulheres, os negros e os trans passam.

Eu não sou nada disso. Mas sou gay. E eu sei muito bem o que um gay passa. E eu digo, sem medo de errar, que quem descreveu melhor isso até hoje, de todos as descrições que eu já vi, foi um hétero. Então, se eu tenho propriedade pra dizer isso, eu digo: héteros, eu acredito que vocês possam entender perfeitamente o que nós passamos.

Eu choro sempre com essa música. Aliás, chorei litros fazendo essa tradução:


Mesmo amor

Quando eu tava na terceira série, eu achava que eu era gay
Porque eu sabia desenhar, meu tio era
E eu mantinha meu quarto arrumado
Eu disse pra minha mãe
Lágrimas escorrendo pelo meu rosto
Ela, tipo: "Ben, você ama garotas desde antes da pré-escola, cê tá enganado..."
É, acho que ela tinha razão, né?
Um monte de estereótipos, tudo na minha cabeça
Eu me lembro de fazer contas do tipo
"É, eu sou bom no campeonato infantil"
Uma ideia preconcebida do que tudo isso significava
Pros que gostam do mesmo sexo
Ter certas características
Os conservadores da direita acham que é uma escolha
E que cê pode ser curado por algum tratamento ou religião
Uma mudança duma predisposição, feita pelo ser humano
Brincando de Deus
Ah, nem... aqui vamos nós
América, os fodões ainda têm medo do que a gente não entende
E "Deus ama todos os seus filhos"
É esquecido de algum jeito
Mas a gente parafraseia um livro
Escrito três mil anos atrás
Eu sei lá

E eu não posso mudar
Mesmo que eu tente
Mesmo que eu queira
E eu não posso mudar
Mesmo que eu tente
Mesmo que eu queira
Meu amor
Meu amor
Meu amor

Ela me mantém aquecida
Ela me mantém aquecida
Ela me mantém aquecida
Ela me mantém aquecida

Se eu fosse gay, acho que o hip hop ia me odiar
Cê tem lido os comentários do Youtube ultimamente?
"Cara, isso é gay": tem um monte disso todo dia
A gente se tornou tão insensível com o que a gente tá dizendo
Uma cultura fundada na opressão
A gente ainda não aceita eles
Chamamos uns aos outros de bichas pelas costas
Num quadro de mensagens
Uma mensagem enraizada no ódio
Nosso gênero ainda assim ignora isso
Gay é sinônimo de inferioridade
Esse é o mesmo ódio que causa guerras religiosas
De gênero a cor de pele, a aparência do seu pigmento
A mesma briga que leva as pessoas a se manifestarem e insistirem
São direitos humanos pra todo mundo, não tem diferença!
Toque a vida e seja você mesmo
Quando eu tava na igreja me ensinaram outra coisa
Se você pregar ódio no culto
Essa palavras não são abençoadas
E a água benta que você asperge se torna envenenada
Enquanto todo mundo está mais confortável
Permanecendo calado
Ao invés de lutar pelos direitos humanos
Que tiveram seus direitos roubados
Eu posso não ser do mesmo jeito, mas isso não é importante
Não há liberdade enquanto a gente não for igual, eu defendo isso pra caramba
Eu sei lá

E eu não posso mudar
Mesmo que eu tente
Mesmo que eu queira
E eu não posso mudar
Mesmo que eu tente
Mesmo que eu queira
Meu amor
Meu amor
Meu amor
Ela me mantém aquecida
Ela me mantém aquecida
Ela me mantém aquecida
Ela me mantém aquecida

A gente aperta play, não apeta pause
Progresso, marche pra frente
Com o véu sobre nossos olhos
Nós viramos nossas costas para a causa
Até o dia em que meus tios possam ser unidos pela lei
Enquanto crianças estiverem andando por aí
Andando pelos corredores atormentados pela dor em seus corações
Em mundo tão cheio de ódio que alguns preferem morrer
A ser quem eles são
E um certificado no papel não vai resolver isso tudo
Mas é um lugar muito bom pra começar
Nenhuma lei vai mudar a gente
A gente tem que mudar a gente
Qualquer Deus em que você acredite
A gente veio do mesmo
Jogue fora o medo
Por baixo de tudo isso é o mesmo amor
Já é hora da gente se levantar

E eu não posso mudar
Mesmo que eu tente
Mesmo que eu queira
E eu não posso mudar
Mesmo que eu tente
Mesmo que eu queira
Meu amor
Meu amor
Meu amor
Ela me mantém aquecida
Ela me mantém aquecida
Ela me mantém aquecida
Ela me mantém aquecida

Amor é paciente
Amor é bom
Amor é paciente 
Amor é bom 
(Sem choro aos domingos)
Amor é paciente
(Sem choro aos domingos)
Amor é bom
(Sem choro aos domingos)
Amor é paciente
(Sem choro aos domingos)
Amor é bom
(Sem choro aos domingos)
Amor é paciente
(Sem choro aos domingos)
Amor é bom
(Eu não vou chorar aos domingos)
Amor é paciente
Amor é bom

(Tradução livre de "Same Love", de Macklemore & Ryan Lewis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário