quarta-feira, 24 de setembro de 2014

PERSONAGENS DE ONCE UPON A TIME

Once Upon A Time é uma série de televisão estadunidense da ABC que faz uma adaptação contemporânea do conto de fadas Branca de Neve. Entrecruzando essa narrativa com diversas outras histórias clássicas, a série já está começando sua quarta temporada. A ideia de seus criadores era trazer Branca de Neve, Rainha Má, Príncipe Encantado, e todos os demais personagens de nossa infância para viver no nosso mundo nos dias de hoje, e a forma como isso acontece na série é através de uma maldição lançada pela Rainha Má, que bane todos os habitantes do mundo encantado para o mundo real.

Mas a série é para adultos, e não para crianças. Portanto, o romance e a aventura que ela traz têm uma linguagem voltada para a gente que um dia ouviu essas histórias de uma maneira clássica, e que hoje adoraria reouvi-las de uma forma mais realista e coerente. Se você, assim como eu, já viu as três primeiras temporadas e está aguardando ansiosamente a estreia da quarta, este post pode te ajudar a relembrar as conexões estabelecidas entre os personagens mais notáveis da série até o momento. Senão, sugiro que antes de lê-lo, você veja essas temporadas primeiro. Uma das maiores graças desse roteiro é acompanhar como essas relações vão se revelando.

Branca de Neve foi salva por Regina de um acidente de cavalo quando era apenas uma menina. Ela era filha do Rei Leopold e da Rainha Eva, que havia morrido há pouco tempo. Seu pai buscava uma nova esposa, e depois do ato heróico de Regina, ele a escolheu. Mas ela amava outro homem, Daniel, e resolveu fugir com ele. Branca de Neve ouviu sem querer os planos de fuga de Regina, mas concordou em guardar segredo. Porém, Cora, a ambiciosa mãe de Regina, conseguiu manipular Branca para que ela lhe revelasse os planos da filha. Ao descobri-los, Cora matou Daniel para impedir que sua filha desistisse de se tornar uma rainha. Regina passou a nutrir um intenso desejo de vingança em relação a Branca por causa disso.

Regina resolveu recorrer à magia das trevas, como sua mãe já fazia, para trilhar seu caminho de vingança. Ela teve a ajuda de um homem chamado Rumpelstiltskin para aprender a controlá-la. Rumpelstiltskin não a ajudou em vão. Podendo prever acontecimentos futuros, ele sabia que Regina lhe seria útil. Rumpel havia perdido seu filho, Baelfire, quando ele atravessou um portal para o mundo real. Agora, ele estava fazendo de tudo para ir reencontrá-lo. Rumpel inventou uma maldição capaz de levá-lo para o mundo real, mas ao preço de levar consigo todos os outros habitantes do mundo encantado, e ele havia previsto que Regina seria quem invocaria essa maldição.

Regina fez com que o Gênio, que havia sido libertado de uma lâmpada mágica graças a seu marido Leopold, apaixonasse-se por ela e o induziu a matar o rei. Depois disso, ele transformou-se no Espelho, para poder continuar ao lado de sua amada. Então, Regina contratou um assassino de aluguel, o Caçador, para matar Branca. Mas ele teve pena da moça e a deixou escapar. Vivendo na floresta, Branca se tornou uma ladra. Ela roubou um anel que pertencia à mãe de David, o Príncipe Encantado, e foi assim que os dois se apaixonaram. Ao procurá-lo, depois disso, ela acabou sendo presa, e foi aí que conheceu Zangado.

Regina acabou conseguindo lançar uma maldição do sono em Branca, mas o beijo de amor verdadeiro de David fez com que ela acordasse. Juntos, eles conseguiram retomar o reino das mãos de Regina. Mas ela não pôde suportar a felicidade dos dois, então resolveu usar a maldição criada por Rumpelstiltskin, pois ao bani-los todos para o mundo real, suas memórias sobre o mundo encantado seriam apagadas, e eles teriam novas memórias falsas, criadas por Regina. Ela seria a única a se lembrar de tudo. Ao menos ela acreditava nisso, afinal, Rumpel também encontrou um meio de se proteger desse esquecimento.

Mas Rumpel havia previsto ainda que a maldição seria quebrada 28 anos após ser lançada, pela filha de Branca e David. Ao descobrirem sobre a maldição e sobre essa profecia, os dois encontraram um meio de enviar Emma, então recém-nascida, para o mundo real antes que a maldição a atingisse, acreditando que ela salvaria a todos no futuro. A maldição os apanhou e os mandou para uma cidade no mundo real chamada Storybroke. Enquanto Emma não chegou até ela, o tempo permaneceu parado ali, com os mesmos acontecimentos se repetindo dia após dia.

Dez anos antes, Regina estava entendiada e sozinha, e havia resolvido adotar uma criança. Acontece que Rumpel havia mexido seus pauzinhos para que ela adotasse justamente Henry, o filho que Emma teve aos 18 anos e que havia dado para adoção. Por causa de um livro sobre contos de fadas que Henry havia lido, ele acreditava que Regina era a Rainha Má, e que sua mãe biológica seria a salvadora capaz de libertá-lo. Então ele procurou Emma, e fez com que ela fosse com ele a Storybroke. Ao chegar lá, Emma começou a perceber que as histórias em que Henry acreditava faziam mais sentido do que ela gostaria. Com o esforço e insistência do menino, ela acabou ajudando todos a se lembrar de quem realmente eram, quebrando a maldição.

Desde então, Regina tem se tornado uma pessoa melhor, redimindo-se dos erros passados, graças ao amor que passou a sentir por Henry. Rumpel, por outro lado, encontrou seu filho, Baelfire, mas o destino havia lhes pregado uma peça imensa: Beal era nada mais, nada menos, que o pai biológico de Henry. Juntos, Rumpel, Regina, Branca, David, Henry e Emma têm enfrentado muitas ameaças como Zelena, a Bruxa Má do Oeste (e irmã mais velha de Regina), e Peter Pan (pai de Rumpel), malvado na série.

Muitos outros personagens entram nessa história. Chapeuzinho é amiga de Branca. Ao contrário da história original, ela não foge do lobo, mas se transforma nele. Sininho, o Chapeleiro Louco e o Dr. Victor Frankestein são velhos conhecidos de Regina, e Pinóquio um grande amigo de Emma. Robin Hood é o atual amor de Regina, e capitão Gancho o de Emma.

Além de Branca, muitas outras princesas da Disney fazem suas aparições. Ariel, a sereia, também é amiga dela. Assim como Aurora e Mulan. David também tem seus contatos, como Rapunzel, e Thomas, o marido de Cinderela. Outra princesa tem um lugar muito importante na série: Bela. Só que sua fera é Rumpelstiltskin. Agora, a nova temporada trará também Elsa e Ana. Veremos como essa história continuará a se desenvolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário